Importância da Otimização de Sites

Atualmente, vivemos na era da informação, cuja principal característica é a velocidade em conseguir e gerar resultados. Com o advento da internet, criada em meados do século XX, as principais fontes de visibilidade para as empresas tornaram-se on-line, sobretudo através de sites. De início, os portais surgiram como uma categoria de cartão de visitas on-line, mas, hoje, têm como finalidades básicas divulgar um empreendimento ou serviço e realizar o marketing digital.

No contexto de um mundo dominado por tecnologia e modernidade, a procura por serviços e compras on-line aumentou consideravelmente nos últimos anos, principalmente por causa da rotina corriqueira da sociedade e do atual cenário pandêmico causado pela Covid-19. Consequentemente, a competitividade entre as empresas também aumentou. Possivelmente, a pergunta mais recorrente no mercado é: “quais estratégias e planos traçar para destacar-se em meio a tanta concorrência?” Simples. A resposta está na otimização do site.

Em um mercado extremamente competitivo e globalizado, a presença digital é indispensável para qualquer empresa, independentemente de sua área de atuação. A procura e adesão on-line de produtos e serviços vêm ganhando força e intensificando-se progressivamente, e os sites, além das redes sociais, são um dos principais mecanismos de divulgação das empresas para atingir o público-alvo. Nesse contexto, nos limitando aos sites, podemos defini-los como importantes ferramentas de captação de clientes, além de apresentarem altas possibilidades de atrair potenciais compradores. Por essa razão, investir neles é tão necessário.

Quando se fala em lucrar e gerar oportunidades de negócios na comunicação on-line, a otimização de sites é uma ótima estratégia. Otimizar um site significa aumentar sua visibilidade naturalmente e torná-lo bem posicionado dentre os resultados em páginas de busca, além de melhorar a experiência dos usuários. Ter um site entre os primeiros resultados de pesquisas nos mecanismos de busca, especialmente o Google, representa que sua marca é bem avaliada por algoritmos, o que alavanca a autoridade da sua empresa no momento da pesquisa e evita a impressão de má colocação no mercado geral.

Ao investir na otimização de sites, a empresa produzirá um maior número de tráfego orgânico, ou seja, de visitas naturais ao site sem a necessidade de usar anúncios ou mídia paga para a promoção a marca. Além de tornar a aproximação do usuário com a empresa mais espontânea.

 ➔ Como investir corretamente na otimização de um site?

Por trás da otimização de sites, existem as práticas de SEO (Otimização para Motores de Busca), um conjunto de técnicas que têm como objetivo conseguir um bom posicionamento dos sites de acordo com as buscas dos usuários. Utilizar corretamente as técnicas de SEO faz com que seu site seja encontrado mais facilmente na web, gerando resultados de médio a longo prazo.

Existem duas formas de conseguir bom posicionamento dos sites nos mecanismos de busca, através do AdWords – com pagamentos para ser anunciado pelo Google – e através do SEO, sites que geram resultado orgânico. Porém, 90% dos usuários optam por rejeitar anúncios e acessar os sites gerados pelos resultados orgânicos.

Quando falamos em técnicas de SEO, temos como principais estratégias: palavras-chave nítidas, velocidade no carregamento do site e adaptação para diversos dispositivos, ou seja, responsivo – tudo com o intuito de oferecer uma boa experiência para os usuários.

Para exemplificar, vamos imaginar a seguinte situação: se buscarmos no Google, o gigante das buscas, pela palavra “celular” ou “smartphone”, provavelmente, dentre os principais sites mostrados no resultado, estará o da Magazine Luiza, grande empresa no setor varejista. Isso acontece pois ela apresenta requisitos como títulos evidentes, rápido carregamento da página e adaptação do site para os mais variados acessos ao usuário. Além disso, o portal da Magalu proporciona boa navegação, fazendo com que o Google entenda que o encare com relevância.

A importância da otimização de sites através do SEO se dá devido ao fato de ser uma estratégia que gera resultados e traz inúmeras vantagens para a empresa. Reflita: se você almeja gerar oportunidades de negócio, aumentar os lucros, reduzir gastos com anúncios e impulsionar as vendas, investir nessa técnica é a melhor opção.

Como ter um site otimizado para o Google?

Um dos fatores mais importantes para ter um site otimizado é o planejamento, principalmente o trabalho de palavras-chave. A partir disso será possível definir o foco de cada página do seu site em uma palavra-chave específica e assim começar a planejar o conteúdo.

Mesmo que o Google venha mudando o seu algoritmo constantemente, é importante que tenhamos a compreensão do que ele quer para os seus usuários: uma boa experiência.

Isso significa a pessoa entrar no seu site e encontrar exatamente aquilo que ela estava procurando, mas, não menos importante, também encontrar um site rápido, seguro e de fácil navegação.

 

Além dos resultados, foco na experiência do usuário

O mais importante nesse processo, não só pensar nos resultados do Google, mas, principalmente, no seu usuário. Pois assim as suas taxas de conversão crescerão além da conta.

E nem adianta cair naqueles contos de sobrinhos da internet, que entregam sites prontos e otimizados em uma semana. Um site Otimizado leva muito mais tempo para ser feito, pois deve-se pensar em todos os detalhes, e para se atender os requisitos do Google.

Não é apenas colocar textos e imagens em uma página web, são diversos fatores que definem isso, por exemplo:

  • É importante sempre nomear as suas imagens com as suas palavras-chave, ao invés de IMG3040.JPG;
  • Tags como ALT e Description são textos que ajudam o Google a saber do que se trata aquela imagem;
  • O seu texto deve ser otimizado, levando em conta a densidade da palavras-chave principal (Quantas vezes a palavra-chave principal aparece na página);
  • A Formatação com as tags H1, H2, H3 e etc (Título, sub-titulo e etc) são essenciais e importantes.
  • Coloque o CSS Inline no Header
  • Otimize o banco de dados
  • Contrate uma melhor hospedagem
  • Comprima as imagens
  • Evite muitos plugins
  • Habilite Cache
  • Arquivos pesados em serviços externos
  • Aplicar Estratégias de SEO

 

Há outros diversos fatores que precisam ser levados em consideração. São esses detalhes que fazem um site Otimizado ter chances exponencialmente maiores de consquitar resultados do que um site simples.

Aqui na Agência Nove Dois, temos especialistas em otimização de sites que levam resultados reais a empresas e negócios através do Digital. Por isso, quando chegar o momento do seu negócio ter o próprio site, tenha a certeza de que ele precisará estar otimizado para conquistar grandes chances de retorno.

Seu investimento precisa valer a pena! Caso precise de um site ou tem a necessidade de otimizar o seu, clique aqui.

Inscreva-se e receba todas as novidades da AND

Receba as atualizações e aprenda com o nosso time

Blog Content

Confira outras matérias do Blog AND.

Marketing de Conteúdo

“Recebeu aí?”: 3 dicas para colocar em prática antes de mandar um release

Celular vibrou! Tem pauta nova chegando e pedido de release para disparo na imprensa. O assunto precisa repercutir. Vai lá, abre o Word, escreve o texto, muda algo, revisa, corrige, lê de novo – dessa vez em voz alta -, aprova e envia e-mail pra aquele mailing de lei. Pronto. Tá feito! Mas fala aí… Você acha que é só isso mesmo? Não, hein?! É o seguinte. A gente preparou 3 passos rápidos e importantes para seguir antes de enviar qualquer release. Vem com a gente!

Leia mais »
Marketing de Conteúdo

Os algoritmos mudaram? O Social Media que lute.

A palavra “algoritmo” já é motivo o suficiente para assustar muita gente. E sendo muito honesto, nós entendemos você, profissional das mídias sociais. E sim, precisamos falar sobre isso, afinal, muitas empresas e clientes acabam por não entender essas mudanças, as estratégias que precisam ser elaboradas e o que isso influencia nos resultados das campanhas.

Leia mais »

COMPARTILHE

“Full Service”: A Nove Dois recebe Certificado de Qualificação Técnica do CENP

Todos os clientes, parceiros e o time roxo que faz a Nove Dois podem ser orgulhar! No último mês, a agência recebeu o Certificado de Qualificação Técnica do Conselho Executivo de Normas-Padrão, CENP. O documento chancela a AND como como “Full Service”, com expertise e capaz de gerenciar todas as estratégias de publicidade, marketing e comunicação dos seus clientes.

Leia mais

“Recebeu aí?”: 3 dicas para colocar em prática antes de mandar um release

Celular vibrou! Tem pauta nova chegando e pedido de release para disparo na imprensa. O assunto precisa repercutir. Vai lá, abre o Word, escreve o texto, muda algo, revisa, corrige, lê de novo – dessa vez em voz alta -, aprova e envia e-mail pra aquele mailing de lei. Pronto. Tá feito! Mas fala aí… Você acha que é só isso mesmo? Não, hein?! É o seguinte. A gente preparou 3 passos rápidos e importantes para seguir antes de enviar qualquer release. Vem com a gente!

Leia mais

Inscreva-se e receba todas as novidades da Agência Nove Dois

Receba as atualizações e aprenda com o nosso time

Increva-se em nossa lista de transmissão e fique ligado em todas as novidades.

Copyright 2022 © All rights Reserved. Developed by Agência Nove Dois