Como fazer uma live no Instagram?

Atualmente, o Instagram é uma das grandes redes sociais capaz de unir a marca com o seu público. A informalidade e interação das transmissões ao vivo possibilitam captação de leads, aumento de confiabilidade e vendas.

Por esta razão, caso ainda não saiba utilizar o recurso, iremos passar um passo a passo simples. Você não precisa de câmeras ou uma grande estrutura para realizar as suas lives. Basta um smartphone ou tablet e acesso à internet.

Como fazer live no Instagram?

Para gravar uma transmissão ao vivo no Instagram, você precisará somente de um celular e uma conexão de internet estável. O processo é bem simples. Veja a seguir o passo a passo:

  • Na página inicial, deslize a tela para a esquerda ou toque no ícone de câmera no canto superior esquerdo;
  • A seguir, você estará entre as opções de gravação de stories. Na barra inferior, deslize as opções para a esquerda até a opção Ao Vivo;
  • Clique em Iniciar Vídeo Ao Vivo. O Instagram checará rapidamente se sua conexão está boa para iniciar a transmissão

Como fazer uma live no Instagram: confira todos os recursos

Iniciou? Você terá 59 minutos para fazer a sua transmissão. Durante ela, é possível visualizar quantas pessoas estão assistindo e quem acessou a live. Outros recursos disponíveis são a possibilidade de enviar uma notificação para avisar seus seguidores, receber e responder comentários e likes e até convidar outro usuário para se juntar à live;

Durante sua live, o público também poderá enviar perguntas – existe um campo especial para isso, o primeiro ao lado do campo onde se digita as mensagens. Ao selecioná-lo, você pode conferir todas as questões enviadas sem perdê-las no chat.


Como fazer uma live no Instagram: confira todos os recursos


Chegou a hora de terminar sua transmissão? Clique em Encerrar, no canto superior direito, e em Encerrar Vídeo Ao Vivo – caso contrário, o Instagram o fará automaticamente ao atingir o tempo limite;

Na tela seguinte, você consegue ver quantas pessoas assistiram ao vídeo. Além disso, será possível fazer o download do vídeo para o seu celular no ícone Salvar, localizado no canto superior direito. Outra opção é compartilhá-la nos Stories por 24 horas. Caso não deseje, basta desativar esta opção e clicar em Descartar.


Como fazer uma live no Instagram? Confira todos os recursos

Como convidar pessoas para a sua live no Instagram?


Durante a gravação de seu vídeo ao vivo no Instagram, você pode convidar quem estiver assistindo para participar da live junto com você. Assim, a tela ficará dividida em duas e mostrará ambos os participantes. Funciona assim:

Clique no ícone com duas carinhas sobrepostas e veja a lista de pessoas que estão assistindo à transmissão. Escolha qual usuário você quer chamar para fazer a live com você;

Esta pessoa precisa aceitar o seu convite. Caso ela aceite, a tela será dividida em duas: uma pra você e outra para o convidado;

A qualquer momento, você poderá encerrar a participação do seu convidado. Para isso, aperte o botão X no topo da tela dele. É possível convidar outros usuários ao longo da transmissão, desde que seja um de cada vez.


Como fazer uma live no Instagram? Confira todos os recursos


Além disso, existe a possibilidade do usuário solicitar para participar de uma live que estiver assistindo. Para isso, é necessário que o participante clique no ícone Solicitar e depois em Enviar Solicitação. Desta forma, é só esperar a aprovação do autor do vídeo e, caso ela seja concedida, a pessoa receberá uma notificação avisando que entrará ao vivo.



Quais os recursos da live no Instagram?

Além da possibilidade de convidar outras pessoas para participar do seu vídeo ao vivo, o Instagram oferece uma vasta gama de recursos para a sua live: 

  • É possível escolher qual câmera do celular você utilizará – seja a traseira ou a frontal. Além disso, você pode ligar ou desligar o flash e usar um filtro. Isto pode ser configurado antes e durante a transmissão;
  • Outro recurso importante é alterar as configurações de privacidade antes de iniciar sua live. Ao clicar no ícone de engrenagem no canto superior esquerdo, é possível ocultar o vídeo de seguidores específicos, definir se sua transmissão vai permitir comentários e se os seguidores poderão compartilhar seu vídeo;
  • Quando você começar a transmissão, seus seguidores serão notificados. Na barra superior do Instagram, onde os Stories ficam, sua miniatura aparecerá rodeada com um anel roxo e a palavra Live indicando que você está ao vivo.
  • Também é possível notificar pessoas específicas via Direct para avisá-los sobre a sua transmissão. Selecione o ícone de seta ao lado da caixa de comentários e escolha quem será avisado via mensagem direta;
  • Quer deixar um comentário fixado no topo do vídeo? Pressione a mensagem desejada por alguns segundos até fixá-lo. Mas atenção: só é possível fixar um por vez;
  • Você possui filtros de palavras-chaves ativados para suas fotos e vídeos? Eles também valem para os seus vídeos ao vivo.
  • Sua transmissão ao vivo ficará disponível por 24 horas, o período que os Stories podem ser assistidos. Quer mantê-la no ar por mais tempo? Caso deseje, é possível fazer o upload de sua live no IGTV. Para isso, você deve fazer o download do arquivo após o término da transmissão e provavelmente precisará de um programa de edição de vídeo para o conteúdo respeitar o limite de dez minutos de duração da plataforma.

Está procurando por algum destes recursos e não encontra? Caso você esteja usando uma versão mais antiga do aplicativo, algumas funcionalidades podem não estar disponíveis. Atualize o app na loja de aplicativos de seu celular e certifique-se de mantê-lo sempre em dia.

Dicas para fazer uma boa live no Instagram

Viu todos os passos para fazer a sua transmissão? Então fique ligado nas dicas para realizar uma excelente live e conseguir o engajamento necessário. Confira:

1. Planeje o conteúdo da sua live

O primeiro passo é pensar no conteúdo que será transmitido. Escolha um assunto que você domine e faça um roteiro – não é necessário segui-lo rigorosamente porque a live é um formato dinâmico e interativo.

Não se esqueça de praticar antes de entrar ao vivo. Leia em voz alta para identificar se a linguagem está funcionando de maneira natural e fluída. Estes cuidados com como falar bem no vídeo ajudarão você a oferecer um conteúdo que engajará ainda mais seu público.


2. Cuide da imagem que será transmitida

Além do conteúdo, você não pode esquecer de garantir a qualidade da imagem. Monte um cenário onde sua live será gravada e foque em deixar o ambiente organizado – é importante garantir que ele não roube a atenção do participante.

Antes de gravar, não se esqueça de limpar a câmera. O celular é um aparelho que está em contato constante com dedos e sujeira e, por isso, é sempre importante passar um pano no dispositivo para higieninzá-lo – isto garantirá uma imagem mais nítida!

Também é necessário dar atenção ao posicionamento do celular e garantir um enquadramento adequado. O ideal é deixar a câmera alinhada aos seus olhos para evitar distorções na imagem. Há quem segure o aparelho durante a gravação, mas o recomendado é utilizar um tripé – existem opções bem baratas no mercado.

3. Tenha cuidado especial com a iluminação

Outro ponto que você não pode esquecer de dar atenção é a iluminação do local. Neste quesito, o recomendado é não depender da luz natural – pode até ser que ela permita qualidade à imagem, mas geralmente não a suficiente para ter uma imagem de qualidade.

Desta forma, é recomendado utilizar equipamentos para garantir uma boa luminosidade. Use uma luz fria, ou seja, com coloração mais esbranquiçada. Dentre as opções de utensílios, você pode utilizar a ring light – aquele tripé com uma luz circular, onde você posiciona o dispositivo no centro.

4. Não esqueça de garantir um bom áudio

Fique ligado no áudio da sua live! Certifique-se de gravá-la num lugar silencioso para evitar que sons externos atrapalhem sua transmissão.

Também é necessário falar com clareza, com atenção à dicção e movimentação de sua boca. Não esqueça: regule o volume da sua voz para garantir que o público conseguirá ouvi-la com clareza.

Outra questão importante relativa ao áudio é o uso de um microfone. Isto trará maior qualidade ao som e mostrará mais profissionalismo. Existem opções boas e baratas no mercado e, desta forma, você pode escolher uma adequada ao seu celular. Lembre-se: cheque se o aparelho é compatível ao seu dispositivo.

5. Tenha uma boa conexão de internet

Para garantir que sua transmissão será bem sucedida, é importante ter uma boa internet. Existem alguns sites para testar a velocidade da sua conexão e, ao utilizá-los, é importante se atentar à velocidade de upload – ou seja, o envio de dados do seu dispositivo à rede.

Por que isso é importante? Quando você faz uma transmissão ao vivo, ela se adapta à internet disponível e jogará os dados à plataforma utilizada. Assim, se sua conexão não possuir uma boa velocidade de upload, ela não terá a estabilidade necessária para ficar no ar. Consequentemente, os lags virão – sabe aqueles travamentos constantes por instabilidades na rede? Também existe a possibilidade da sua live cair.

Se possível, grave num local com mais de uma rede disponível. Caso a internet caia, o dispositivo se conectará automaticamente à outra. Assim, sua live não será comprometida por imprevistos.


Por que fazer lives nas redes sociais?

Ainda não se convenceu pelo potencial das transmissões ao vivo? A live no Instagram pode ser feita por qualquer usuário da rede social sem a necessidade de gastar nenhum centavo.

Com um tom mais informal e, consequentemente, mais próximo do público, este formato de transmissão costumava ser mais usado por celebridades e influenciadores digitais para mostrar momentos de seu dia ou conversar com fãs.

No entanto, foi-se o tempo em que as lives na rede social eram usadas somente desta maneira. Com mais de 66 milhões de usuários no Brasil, a plataforma possui um valor estratégico para negócios. A seguir, separamos alguns dados levantados por uma pesquisa do próprio Instagram que ressaltam este papel:

  • 80% das contas seguem pelo menos uma empresa na rede social;
  • 60% dos usuários dizem descobrir novos produtos no Instagram;
  • Um terço dos Stories mais assistidos são de perfis de empresas.

Desta forma, a rede social é uma vitrine que você encontrará em poucas plataformas. Além disso, é uma grande oportunidade de se aproximar e interagir com o seu público – possibilidade que pode ser aproveitada por você.

Quer realizar uma transmissão ao vivo profissional, mas ainda tem dúvidas de como fazer? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas. Podemos te ajudar com as estratégias de mídia digital da sua empresa.

Atualmente, o Instagram é uma das grandes redes sociais capaz de unir a marca com o seu público. A informalidade e interação das transmissões ao vivo possibilitam captação de leads, aumento de confiabilidade e vendas.



COMPARTILHE

Branding

“Full Service”: A Nove Dois recebe Certificado de Qualificação Técnica do CENP

Todos os clientes, parceiros e o time roxo que faz a Nove Dois podem ser orgulhar! No último mês, a agência recebeu o Certificado de Qualificação Técnica do Conselho Executivo de Normas-Padrão, CENP. O documento chancela a AND como como “Full Service”, com expertise e capaz de gerenciar todas as estratégias de publicidade, marketing e comunicação dos seus clientes.

Leia mais
Marketing de Conteúdo

“Recebeu aí?”: 3 dicas para colocar em prática antes de mandar um release

Celular vibrou! Tem pauta nova chegando e pedido de release para disparo na imprensa. O assunto precisa repercutir. Vai lá, abre o Word, escreve o texto, muda algo, revisa, corrige, lê de novo – dessa vez em voz alta -, aprova e envia e-mail pra aquele mailing de lei. Pronto. Tá feito! Mas fala aí… Você acha que é só isso mesmo? Não, hein?! É o seguinte. A gente preparou 3 passos rápidos e importantes para seguir antes de enviar qualquer release. Vem com a gente!

Leia mais

Inscreva-se e receba todas as novidades da Agência Nove Dois

Receba as atualizações e aprenda com o nosso time

Deseja impulsionar o seu negócio?

Nosso time tá preparado para te atender.

Copyright 2022 © All rights Reserved. Developed by Agência Nove Dois