Os algoritmos mudaram?
O social media que lute.

A palavra “algoritmo” já é motivo o suficiente para assustar muita gente. E sendo muito honesto, nós entendemos você, profissional das mídias sociais. E sim, precisamos falar sobre isso, afinal, muitas empresas e clientes acabam por não entender essas mudanças, as estratégias que precisam ser elaboradas e o que isso influencia nos resultados das campanhas.

As redes sociais estão mudando constantemente e no Instagram esse processo não é diferente, principalmente quando falamos de algoritmo.

No início, os stories não tinha uma entrega em grande volume, pois o público não consumia tanto e as pessoas tinham mais interesse em conteúdos inéditos. Pouco tempo depois, esse formato de conteúdo ganhou popularidade.

Desde sua criação em 2010 até 2016, a organização do conteúdo do Instagram funcionava a partir apenas da temporalidade das postagens dos usuários. A partir de 2016 a plataforma implementou um algoritmo para gerir seu funcionamento. O algoritmo do Instagram é uma forma automatizada de seleção de conteúdos, a partir de alguns critérios: temporalidade, o engajamento e o relacionamento.

Buscando fornecer ao usuário, conteúdos de maior relevância, ou seja, repassar material que o usuário tivesse mais interesse em visualizar e interagir, o algoritmo passou a interpretar o comportamento dos usuários e sugerir postagens que fossem do seu gosto. A forma que cada um usa o Instagram e interage com os conteúdos presentes faz uma trajetória única. Cada Instagram é, portanto, personalizado.

Mas, agora, em pleno 2021, também impulsionado pelos hábitos praticados durante a pandemia, a rede traz novas mudanças baseadas no consumo do público e dando prioridade aos conteúdos de maior entretenimento.

Por esse motivo, pensando em um melhor resultado das suas estratégias de Marketing Digital, queremos compartilhar dicas do Postgrain, de como usar o algoritmo do Instagram ao seu favor:

1. Use os novos recursos do Instagram

Anota pra não esquecer: o Instagram gosta de promover os novos recursos da rede social e tende a recompensar perfis que criam conteúdos usando esses recursos. E como eles fazem isso? Com mais alcance, ou seja, mostrando seu perfil com mais prioridade. Ganha você e ganha a plataforma, bingo!

O Reels é um dos melhores exemplos disso. Além de ter um algoritmo diferente dos posts no Feed e Stories e que ajuda a ampliar o alcance das contas, o novo formato inspirou até mesmo uma mudança no menu de navegação do Instagram, com o botão do Reels colocado no centro da ação.

Os vídeos nesse formato têm mais facilidade de viralizar, ainda mais se você souber entrar nas trends, usar as hashtags populares de desafios e os áudios do momento. Tudo isso ajuda a aumentar a entrega do seu post e fazer com que ele alcance novas pessoas que podem passar a te seguir também.

2. Incentive os seguidores a comentarem

“Marque aquele seu amigo que…” essas legendas parecem inofensivas, certo? Bom, de ingênuas, não têm nada. Já que o algoritmo observa quem a gente mais se relaciona e interage, a partir do momento que alguém comenta no seu post, o Instagram vai entender que seu perfil é importante para aquele usuário e vai entregar seu conteúdo com prioridade no feed dele.

Por isso, sempre incentive os seguidores a engajarem com você, responder uma pergunta, marcar um amigo, ou até reagir com um emoji rapidamente, já que hoje em dia já existe esse recurso.

3. Poste quando seus seguidores estiverem online

Os primeiros minutos do seu post são preciosos. Quanto mais pessoas interagirem com a publicação, mais o Instagram vai entender que ela é boa e mais o post vai ser mostrado pra outras pessoas, criando um looping.

Por isso, é muito importante que você saiba qual o melhor horário pra postar no seu perfil.  Há várias formas de descobrir isso, mas se você já tem uma conta comercial no Instagram, basta acessar o Instagram Insights.

No menu que aparece no canto superior direito, selecione Informações. Depois, clique na aba Público e desça a tela até embaixo. Um gráfico com os horários de cada dia mais acessados pelos seus seguidores vai aparecer. Invista sempre nos melhores horários!

4. Invista em mídias de alta qualidade

De acordo com o próprio Instagram, pegar um bom lugar no feed dos seus seguidores está diretamente relacionado com a criação de um conteúdo excelente. Isso significa que não só a sua legenda deve ser perfeita e chamativa, mas suas imagens também.

O fato do Instagram ser uma rede que apela pro visual pesa ainda mais. Então, sempre que possível, produza fotos e vídeos de altíssima qualidade. Cores vibrantes, ideias diferentes e fotos de tirar o fôlego são tipos de conteúdo que costumam render bons números em interação.

Dá uma olhada na foto que produzimos para a campanha do lançamento da marcação de produtos no Postgrain. A ideia é super simples, mas já é super diferente do que estamos acostumados a ver no feed.

5. Faça stories com frequência

Não é a toa que os Stories influenciam bastante em como seu conteúdo vai ranquear para os usuários: a ferramenta também tem o seu algoritmo próprio. Por isso, você deve trabalhar para conseguir sempre os primeiros lugares entre as bolinhas que ficam lá em cima.

O ideal é que você trabalhe sempre pensando em como verticalizar o seu conteúdo. Além disso, não esqueça de incentivar o engajamento deles nos seus stories também: peça para que compartilhem, para que enviem para um amigo ou até mesmo para que respondam na DM. A própria ferramenta já nos fornece vários recursos para que interajam com a gente, então não esqueça de usar e abusar das enquetes e adesivos dinâmicos do Instagram.

6. Responda comentários enquanto eles ainda estão recentes

Sempre que possível, responda os comentários nas suas publicações enquanto eles ainda estão novos. Isso também cria o looping que falei acima: quanto mais comentários no seu post em pouco tempo, mais o Instagram vai achá-lo interessante.

Isso também incentiva outras pessoas a comentarem, já que elas sabem que a sua resposta é certa, além de dar uma boa impressão de marca, que é a que interage com os seguidores e está sempre disponível. É só ponto positivo!

7. Use conteúdo gerado pelo usuário

Reutilizar o conteúdo que os usuários produzem espontaneamente sobre sua marca pode te ajudar com o algoritmo! Primeiro porque vai provocar uma reação positiva no usuário que produziu aquele conteúdo, que vai sentir que você prestou atenção nele e que os elogios dele não foram em vão.

Segundo porque outros usuários podem ser influenciados pelo comportamento e, sabendo que vão ser reconhecidos, podem acabar contribuindo com você também. Sabe quem adora que você seja marcado nos posts dos outros? Ele mesmo, o algoritmo!

8. Abrace de vez as mensagens diretas!

O algoritmo do Instagram está muito interessado em quem você mais se relaciona e isso está diretamente relacionado às DMs que você recebe e envia no Instagram. Quanto mais seus seguidores interagirem com você por lá, com maior prioridade você vai aparecer no feed deles.

Então, esteja sempre à disposição pra conversar por mensagens, deixe isso bem claro nos Stories e nos posts do feed. Esse tipo de relacionamento vai ser, inclusive, muito positivo pro seu negócio, já que as mensagens diretas envolvem conversas mais longas e que dão a oportunidade de cultivar um relacionamento individual e duradouro com cada seguidor.

9. Faça um sorteio

Não tem jeito. Até hoje, a melhor forma de você ganhar diversas curtidas, seguidores e comentários ao mesmo tempo é fazendo um sorteio. Mas aqui estamos falando de algoritmo, então o que o sorteio pode ter a ver com ele?

TUDO! As regras dos sorteios no Instagram estão diretamente ligadas com o que o algoritmo mais preza, que são as interações (curtidas, comentários) e o relacionamento (seguidores, comentários, marcação de amigos).

Então, sempre que possível, faça um sorteio! Além de aumentar a movimentação no seu perfil, vai fazer bem pro algoritmo.

10. Invista no Reels

Deixamos o Reels por último pois o algoritmo dele funciona de uma forma um pouco diferente, bem como sua exibição no Feed. A principal vantagem do formato é que ele possui uma aba própria na plataforma e um espaço reservado pra ser exibido no Explorar, o que pode fazer com que um vídeo seu postado por lá atinja até mesmo usuários que não te seguem.

Pros Reels, a cronologia dos posts (de acordo com as datas de publicação) não pesam tanto e dão lugar na ordem de importância ao número de visualizações. Se um vídeo do formato viraliza, ele vai continuar sendo entregue mesmo que tenha sido postado há algum tempinho e, consequentemente, pode conseguir um alcance maior que posts em outros formatos.

Outro detalhe é que o Instagram faz a entrega do Reels para cada usuário baseado no que ele entende que aquele usuário gosta (ou seja: que tipo de Reels ele mais costuma parar pra assistir, quais posts ele encaminha para os amigos, curte, salva ou comenta).

Pra se aproveitar dessa vantagem, invista em vídeos que prendem as pessoas logo nos primeiros segundos e procure entender o que o seu público gosta e o que é tendência na “bolha” dele. Assim você vai conseguir alcançar mais pessoas com um perfil semelhante ao do seu público alvo já existente, mas que ainda não te seguem no Instagram.

E uma dica adicional é criar conteúdos que sejam menos passageiros e que não percam a “validade” tão rápido, pra poderem continuar sendo entregues por mais tempo para novos usuários sem perder o sentido. Nesse outro artigo do blog, damos todas as dicas de como você pode usar o Reels pra conquistar espaço no Instagram.

Qual lição tiramos disso tudo?

O algoritmo do Instagram não precisa ser esse caos aparente que todo mundo quer passar, cercado de dúvidas, dificuldades, mistérios e problemas. No entanto, requer que você esteja cada vez mais antenado às mudanças, as particularidades e esteja disposto a implementar o novo em suas estratégias. Você precisa acompanhar o bonde!

Uma vez que você conhece toda a estratégia por trás do algoritmo e como ele funciona, seu trabalho passa a ser mais fácil e natural, compreendendo as complexidades, mas também inserindo a nova estratégia na prática.

Inscreva-se e receba todas as novidades da AND

Receba as atualizações e aprenda com o nosso time

#AND - Youtube
Blog Content

Confira outras matérias do Blog AND.

Branding

Como o Design Gráfico agrega valor a uma marca e a conecta às pessoas

Em poucas palavras, podemos definir branding como o processo de gestão de uma marca. Ilude-se quem acha que se trata exclusivamente de identidade visual. Na verdade, nome, marca, fonte ou logotipo são a ponta do iceberg. Eles são apenas a proa que guia a empresa para dentro do mercado. O branding é a construção e a manutenção de uma identidade.

Leia mais »
Marketing de Conteúdo

“Recebeu aí?”: 3 dicas para colocar em prática antes de mandar um release

Celular vibrou! Tem pauta nova chegando e pedido de release para disparo na imprensa. O assunto precisa repercutir. Vai lá, abre o Word, escreve o texto, muda algo, revisa, corrige, lê de novo – dessa vez em voz alta -, aprova e envia e-mail pra aquele mailing de lei. Pronto. Tá feito! Mas fala aí… Você acha que é só isso mesmo? Não, hein?! É o seguinte. A gente preparou 3 passos rápidos e importantes para seguir antes de enviar qualquer release. Vem com a gente!

Leia mais »

COMPARTILHE

“Full Service”: A Nove Dois recebe Certificado de Qualificação Técnica do CENP

Todos os clientes, parceiros e o time roxo que faz a Nove Dois podem ser orgulhar! No último mês, a agência recebeu o Certificado de Qualificação Técnica do Conselho Executivo de Normas-Padrão, CENP. O documento chancela a AND como como “Full Service”, com expertise e capaz de gerenciar todas as estratégias de publicidade, marketing e comunicação dos seus clientes.

Leia mais

“Recebeu aí?”: 3 dicas para colocar em prática antes de mandar um release

Celular vibrou! Tem pauta nova chegando e pedido de release para disparo na imprensa. O assunto precisa repercutir. Vai lá, abre o Word, escreve o texto, muda algo, revisa, corrige, lê de novo – dessa vez em voz alta -, aprova e envia e-mail pra aquele mailing de lei. Pronto. Tá feito! Mas fala aí… Você acha que é só isso mesmo? Não, hein?! É o seguinte. A gente preparou 3 passos rápidos e importantes para seguir antes de enviar qualquer release. Vem com a gente!

Leia mais

Inscreva-se e receba todas as novidades da Agência Nove Dois

Receba as atualizações e aprenda com o nosso time

Increva-se em nossa lista de transmissão e fique ligado em todas as novidades.

Copyright 2022 © All rights Reserved. Developed by Agência Nove Dois